31 de mai. de 2011

O batismo no Espírito Santo



O batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus feitas para todos os salvos (Jl 2.28-32). E ao contrário do que pregam os cessacionistas a promessa do derramamento do Espírito Santo não ficou restrita à igreja primitiva (At 8.16,17; 9.17; 19.2,5,6).
Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo (Atos 1.4,5).

Batismo com e no Espírito Santo

A preposição “com” indica a presença do Espírito Santo no batismo, e a preposição “no” indica que somos batizados por Jesus no Espírito Santo. Na Bíblia encontramos outras expressões classificando o termo “batismo com o Espírito Santo”, por exemplo: Unção (I João 2.20-17), virtude ou poder do Espírito Santo (Atos 1.8), revestimento de poder (Lc 24.29) e dom do Espírito Santo (Atos 10.45).
Jesus, em Atos 1.5, ao falar do batismo com água de João Batista, está descrevendo o batismo com o Espírito Santo como o “mergulho” do crente na sua plenitude e faz uma referência ao transbordamento desse poder. É como se Jesus tivesse dito: “Da mesma forma que João Batista mergulhou vocês na água, o Pai mergulhará vocês no Espírito Santo.” O reino de Deus consiste em poder (I Co 4.20), pois é o reino do Todo-Poderoso (Gn 17.1). Deus é a fonte do poder (I Cr 29.11; Sl 62.11), quem anda na presença de Deus e procura ser perfeito, recebe poder.

“A promessa do Pai”

Jesus falou aos discípulos que o Pai havia de enviar o Espírito Santo (João 14.16, 17, 26; 15.26; 16.7, 13), por isso que o batismo com o Espírito Santo é chamado: “a promessa do Pai” (Atos 1.4, 5; Lc 24.49). No Antigo Testamento, falaram dessa promessa: Salomão (Pv 1.23), Isaías (28.11), Joel (2.28-33), Zacarias (12.10) e outros.

A benção é distinguida da experiência da salvação

Quando Jesus ordenou aos discípulos que esperassem o batismo (Lc 24.49), eles já eram crentes. Todas as vezes que a Palavra de Deus fala sobre o recebimento desta benção, menciona que os que receberam eram crentes. Vejamos algumas referências no livro de Atos: Atos 2.1-4: Todos presentes no cenáculo eram crentes; Atos 8.14-17: Aqui eram novos crentes, que acabavam de ser batizados nas águas, Atos 9.17: Saulo era novo convertido, pois Ananias o chamou de irmão e Atos 19.1-6: Os crentes de Éfeso não conheciam a doutrina sobre o batismo no Espírito Santo.

Dia de Pentecostes

O derramamento do Espírito Santo ocorreu no dia de Pentecostes (Atos 2.1) acompanhado de uma sinal externo: línguas estranhas (Atos 2.4). Falar línguas estranhas é um acontecimento de que Jesus falou (Mc 16.17), é um milagre (Atos 2.4), é uma benção (I Co 14.4), é um refrigério (Is 28.11, 12), é uma linha direta com Deus (I Co 14.2) e é uma força extraordinária para a vida de oração (Rm 8.26).

Finalidade do Batismo no Espírito Santo

Tudo quanto Deus cria, faz e/ou manifesta tem uma finalidade. A finalidade principal do batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder que capacita o crente para a realização de boas obras. O Espírito Santo batiza capacitando o crente para pregar (Atos 1.8), com autoridade celestial (Atos 4.14, 20, 29, 33, 34). O Espírito Santo capacita para o crente ganhar almas (Atos 11.22-24). O Espírito Santo capacita para que o crente venha sempre estar em pé no serviço da obra do Senhor (Atos 2.2, 14). Com o batismo no Espírito Santo é colocado o fim no medo (João 20. 19, 26), na fraqueza (Atos 4.16-21, 36; 5.29-33, 41, 42), na inatividade (Atos 4.33; 5.42). O batismo no Espírito Santo nos leva a ter uma comunhão mais íntima com Deus (I Co 14.2, 28).
Esta benção deve ser conservada através de continua renovação (Atos 9.22; 13.4; 27.23). A renovação é uma operação do Espírito Santo (Ef 4.23).

Recebendo o Batismo

O recebimento do batismo no Espírito Santo não está vinculado a mérito humano, pois é um dom de Deus (Atos 10.45). Não existem métodos, datas nem tão pouco local. O que vale é a posição do coração (Jr 29.13; João 7.38), o arrependimento (Atos 2.38, 39), a obediência (Atos 2.18; 5.32), a fé (Mc 16.17; Ef 1.13), a busca, o desejo, a sede e a perseverança (Lc 11.9-13; Mt 7.7; Sl 143.6; Is 41.17, 18; 44.3). O batimos no Espírito Santo é para todos os que creem.
Em Cristo, Elton Morais

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